sábado, 28 de outubro de 2017

Doki Doki Literature Club-Um jogo bonito e obscuro

Hoje eu trago um assunto um tanto diferente, não é uma história maluca, nem um texto reflexivo ou introspectivo, senhoras e senhores, apresento-vos Doki Doki Literature Club.




Na terça-feira, dia 24 de outubro, eu estava conversando com um dos meus colegas da página do Facebook, Pro Anime Watching, e ele me perguntou se eu já tinha jogado esse joguete, eu respondi que não e ele me disse pra jogar e ficou dizendo "DO IT 4 MONIKA", traduzindo seria faça isso pela Monika.
Como tava de graça na Steam eu pensei "É um jogo de graça, oras, por que não?", além disso eu adoro o gênero do jogo. Eu baixei o jogo no mesmo dia, mas só consegui tempo pra jogar na sexta, dia 27.



O jogo é no estilo Visual Novel, tendo duração de 3 a 4 horas (Isso foi o que eu consegui), eu achei bem curtinho.

Pra você que não sabe Visual Novel é um gênero de jogo bastante comum no Japão que é basicamente um livro interativo (eu gosto de chamar assim). A jogabilidade desse tipo de jogo resume-se apenas a clicar para avançar o texto, acompanhado de gráficos e uma trilha sonora referente ao que está acontecendo.
O fluir da história depende, geralmente, do jogador. Como esses jogos costumam ter mais de um final as escolhas do jogador são de extrema importância.

 Fate/Stay Night, provavelmente a mais famosa obra da Type-Moon, é um exemplo de visual novel.
Eu adoro esse jogo e amo do fundo do meu coração.

_Shirou must to die_
Tsukihime, uma obra também da Type-Moon.
Tenho vontade, mas nunca joguei.









Agora, voltemos a focar no Doki Doki Literature Club ;^)





Você está na pele de um rapaz do ensino médio que gosta de Animes, Mangás e jogos de videogame, sem interesse algum em entrar num clube da escola...



Antes de falar da minha jogatina eu preciso apresentar as personagens.

Personagens

Sayori


Sayori é uma garota energética e despreocupada.  
Sayori é conhecida de infância e a melhor amiga do protagonista. Ela tem um jeito atrapalhado e é bem impulsiva.
Seu espírito alegre é o que traz uma certa vida ao clube de literatura.
















Natsuki

Natsuki é uma Tsundere :^/
 Natsuki é uma garota baixinha com que bastante gosta de cozinhar.
Ela é um tanto apática a princípio mas vai ficando mais amigável (na rota dela)


















Yuri


Yuri é uma garota tímida que adora ler
Yuri é uma garota que não tem o costume de socializar, ela prefere ficar no mundo que seus livros a levam.







Monika

Monika é...
Monika é a presidente do clube e conhecida do protagonista. 



























Jogatina

A partir desse momento, spoilers da história estarão presentes.

Eu comecei o jogo e a primeira coisa dita foi:  "Este jogo não é adequado para crianças
ou para pessoas que são facilmente perturbadas.
"
Aí eu pensei: "Pronto! Alguém vai se matar."

O jogo começou de verdade e o protagonista tava andando comentando sobre algo irrelevante. Sayori, que também é vizinha dele, aparece e eles continuam o caminho até a escola, nesse meio tempo ela pergunta novamente sobre ele entrar em algum clube.
Quando a aula termina, Sayori aparece na sala do protagonista e leva ele até a sala do clube, o protagonista só vai porque tem cupcake :^)

Lá ele é apresentado às integrantes do clube, Natsuki e Yuri. Aí elas falam algumas coisas e depois a Monika, presidente do clube, tem a ideia de todos compartilharem seus poemas.
Aí você começa a escolher umas palavras soltas pra fazer um poema, pra alguém.

Nessa minha primeira jogatina eu fui pela rota da Sayori.

Não vou ficar detalhando tudo porque eu quero chegar em outro ponto antes de falar do passado das personagens etc.

A Sayori é bem enérgica e isso é algo marcante nela, porém, em certo momento do jogo, ela começa a agir de maneira diferente. Chegando próximo ao festival escolar ela fica mais quieta e o protagonista nota isso.
Quando ele pergunta o que está acontecendo ela age de maneira evasiva e não responde.
Dependendo da sua escolha, ou a Natsuki ou a Yuri vão para a casa do protagonista fazer as preparações para o festival. Eu escolhi, primeiro, a Yuri.

Antes da convidada chegar, o protagonista passa na casa da Sayori pra ver como ela está e lá você acaba descobrindo o problema dela.
Sayori sofre de depessão. De acordo com ela isso vem de muito cedo, ela indaga o protagonista:
"Por que você acha que eu me atraso todos os dias?"
E responde logo em seguida:
"Eu fico pensando se há realmente um porquê para levantar."

O motivo da depressão... bem... Ela diz que é porque se preocupam demais com ela, mais especificamente, que é querida demais, acha que é um fardo principalmente para o protagonista, que toma conta dela desde que eram crianças.

Depois da visita da convidada, Sayori vem falar com o protagonista e "declara" seu amor.

Aqui que as coisa começam a ficar sombrias.

Existem duas opções nessa situação:
"Eu te amo, Sayori!" e "Você é minha amiga mais querida!"

Ambas levam ao mesmo fim, na verdade, não tem como escapar desse fim.
De uma forma ou de outra, Sayori comete suicídio no dia seguinte, ela se enforca. __Sabia que alguém ia se matar
Se você disser que a ama ela se mata por você se preocupar demais com ela; se colocar ela na friendzone ela se mata de desgosto.

Numa outra quebra da quarta parede (o jogo faz isso antes com a Monika te lembrando de salvar), o quarto de Sayori é substituído por uma tela de erro e depois, em mais uma dessas quebras da quarta parede, enquanto lamenta a morte da pessoa mais importante para ele, o protagonista comenta: "Isso não é um jogo! Eu não posso simplesmente carregar um 'save' anterior!"

Nesse momento eu tinha uma ideia do quê estava por vir e pensei: "Esse jogo não vai fazer isso comigo!"

Com Sayori morta eu voltei para  o menu principal e ele tava estranho, a Sayori tinha sumido e no lugar, uns pedaços das outras três.


PS: A imagem tá em japonês porque eu esqueci de printar :3

Onde antes tinha o "New game" estava... alguma coisa, um monte de caracteres aleatórios. Eu tentei dar 'Load' no jogo e uma caixa de texto abriu e disse: "O arquivo Sayori.CHR não foi encontrado, iniciando um novo jogo"
Nesse momento eu tava bem curioso e continuei jogando. No começo quando a Sayori aparece indo pra escola com o protagonista, o nome dela não é mostrado pelo jogo quando o protagonista comenta sobre ela estar vindo e ela e suas falas estão todas bugadas.
Quem te chama para o clube é a Monika e as coisas ficam meio estranhas lá.

Eu não lembro quando exatamente então vou dizer logo, você tem uma conversa com a Natsuki e ela faz umas coisas meio estranhas... Seus olhos ficam pretos e ela começa a chorar sangue, então abre um sorriso de psicopata e vira sua cabeça 90 graus para a esquerda no maior estilo Betelgeuse. Eu fiz toda a jogatina 2 vezes mas essa cena só aconteceu em uma delas.

Continuando... No segundo dia uma rola discussão entre Natsuki e Yuri que também tinha na parte "de boa" do jogo só que dessa vez a Natsuki vai longe demais e chama a Yuri de "Edgy bitch" que seria algo como... Cadela nervosa? Bom a Yuri retruca que o estilo de vida dela não tem nada a ver com aquilo o que me faz pensar que a Natsuki usou um duplo sentido com a palavra edgy que pode significar, além de nervosa, lâmina, já que supostamente a Yuri se corta :^|

Prosseguindo. No dia seguinte a Natsuki não lembra de nada do que aconteceu e, além disso, Yuri está estranha, muito mais próxima de você.
Quando você vai procurá-la em você escuta no corredor da escola alguém gritando (certeza que era gemendo) e vai investigar. Lá ele vê a Yuri com os braços cortados. A cena não dura 1 segundo e corta para os dois dentro da sala.
Em algumas das cenas os olhos da Yuri mudam bastante e ficam semelhantes aos de uma psicopata.

Enfim, dessa vez dá pra escolher a Monika pra fazer o trabalho do festival e quando você o faz as outras duas ficam muito irritadas. No fim do dia você fica sozinho na sala com a Yuri, que está completamente obcecada com você.
Ela se declara e pergunta se o protagonista sente o mesmo, independente da resposta ela acaba se matando.
Passado o fim de semana quando Natsuki chega ela fica aterrorizada e vomita um pouco antes de sair correndo.

Monika chega na maior tranquilidade e fica de boa com toda a situação. Depois abre uma caixa de comando e deleta as outras duas personagens.

Bom, depois ela te explica tudo e fica "pra sempre" no seu jogo.







Uma coisa engraçada:
(Na parte em que a Sayori não existe)Quando a Natsuki reclama da Monika ter mexido nos Mangás dela ela fala isso:
"Fuckin Monikammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm"

Nenhum comentário:

Postar um comentário